Dr. Gilberto Peron Jr – Cirurgia do Aparelho Digestivo

 

Blog

Câncer Colorretal: alguns sintomas

O câncer colorretal ocorre na parte do intestino grosso que é composta pelo cólon, reto e o ânus. Ocorre com maior frequência em pacientes acima dos 50 anos e se desenvolve de maneira lenta.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se cerca de 40 mil novos casos de câncer de cólon e reto anualmente no Brasil. Seu aparecimento pode estar associado a fatores como: má alimentação, constipação intestinal (intestino preso), pólipos, histórico familiar de câncer no intestino, doenças inflamatórias (doença de Crohn, retocolite ulcerativa, síndrome de Lynch) e doenças genéticas (polipose adenomatosa familiar).

Mudança de hábitos intestinais, sangue nas fezes, afinamento das fezes, perda de peso repentina e desconforto abdominal podem ser indicativos dessa doença. O teste de sangue oculto nas fezes, a colonoscopia e a tomografia são três exames comumente usados para identificar a doença. Já o tratamento envolve a realização de cirurgia e/ou quimioterapia e radioterapia.

A prevenção da doença pode ser feita com a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menos consumo de alimentos industrializados e embutidos, redução do consumo de cigarro e álcool, além da prática de atividade física.

Agende sua consulta para saber como anda sua saúde colorretal:

Atendimento em São Paulo e Jundiaí.

Open chat