Cirurgias
As cirurgias muitas vezes são uma alternativa resolutiva para uma série de doenças do aparelho digestivo que não podem ser contornadas com medicamentos.
Atualmente, boa parte desses procedimentos podem ser realizados de forma minimamente invasiva, fato que contribui para uma recuperação mais rápida e satisfatória do paciente.
A seguir, confira as cirurgias realizadas pelo Dr. Gilberto Peron Jr e uma breve descrição de cada procedimento:
Colecistectomia
A cirurgia para remoção da vesícula biliar se chama “colecistectomia”. Trata-se de uma das cirurgias mais comumente realizadas pelo cirurgião geral e digestivo. O procedimento é feito de maneira minimamente invasiva por videolaparoscopia na grande maioria das vezes. Na cirurgia são feitas quatro pequenas incisões por onde são inseridos os instrumentos e a câmera.
A colecistectomia por videolaparoscopia é feita com anestesia geral. O paciente dorme sob efeito de medicações e controle do anestesista.
Correção de Refluxo Gastroesofágico
Inserção de um válvula na “boca do estômago” utilizando a região do fundo gástrico.
Essa ação permite que o alimento passe do esôfago para o estômago normalmente e impede o refluxo (retorno do alimento do estômago para o esôfago). Este procedimento é indicado em quadros de refluxo e hérnia de hiato.
Hérnias da parede abdominal
As Hérnias abdominais são protrusões de conteúdo de dentro do abdômen (gordura, intestino etc) através de um orifício ou fraqueza da camada mais firme da parede abdominal.
As hérnias se manifestam como abaulamentos dolorosos que se tornam mais evidentes aos esforços, tosse e etc.
Os tipos mais comuns são:
- Umbilicais (no umbigo)
- Inguinais e femorais (na virilha)
- Epigástricas (acima do umbigo, na linha média)
- Incisionais (em incisões de cirurgias prévias)
As complicações das hérnias podem ser graves, sendo a principal delas o encarceramento, quando o conteúdo preso não consegue retornar para dentro do abdômen, podendo levar a isquemia e necrose.
O diagnóstico é feito com exame físico por médico especialista, complementado por exames de imagem como ultrassonografia e tomografia computadorizada. O tratamento das hérnias é sempre cirúrgico, exceto quando os riscos da anestesia são muito altos. A cirurgia pode ser feita por Videolaparoscopia, com pequenas incisões, ou de forma tradicional aberta. Em ambas as modalidades, pode ser empregado uso de próteses (telas), a depender do tipo e localização da hérnia.
Apendicectomia
Remoção do apêndice por pequenas incisões no abdômen com o auxílio de uma câmera. É uma técnica minimamente invasiva indicada para casos de apendicite.
Gastrectomia
Cirurgia realizada com o objetivo de retirar uma porção do estômago, ele por completo, ou, se necessário, algumas estruturas ao seu redor. Procedimento indicado para tratamento de tumores estomacais.
Pancreatectomia
Cirurgia para retirada do pâncreas realizada por incisões feitas no abdômen. É o procedimento indicado para tratamento do câncer de pâncreas.
Hepatectomia
Cirurgia para retirada parcial do fígado, realizada por pequenas incisões no abdômen e o auxílio de uma câmera. É o procedimento indicado para o tratamento de câncer do fígado.
Transplante Hepático
Procedimento realizado para remoção completa do fígado comprometido e substituição por um novo fígado saudável. É o tratamento indicado para casos em que há a falência completa do órgão.